A vida útil depende de cuidados específicos. Confira algumas dicas para manter sua bateria funcionando direitinho.
Certifique-se se tudo está desligado antes de dar a partida
Um dos momentos em que mais se exige da bateria do carro é durante a partida. Ao deixar ligados equipamentos como faróis, rádio, luz interna e ar-condicionado, você sobrecarrega a bateria, diminuindo assim sua vida útil. Se o carro estiver desligado, também desligue os acessórios elétricos
Desligou o carro? Antes de fazer isso, desligue também os demais acessórios, exatamente como você faz ao dar a partida. Este procedimento é fundamental para a duração da vida útil da bateria.
Limpe os terminais corroídos
Os terminais da bateria do carro são os polos negativo e positivo. Procure verificar sempre se eles estão sujos ou corroídos. Para limpar os terminais, use uma esponja de aço e água (sempre lembrando do procedimento padrão: o carro deve estar desligado).
Ligue o motor com frequência, mesmo que não for usar o carro
Muitas tarefas de nosso cotidiano não dependem do uso do carro. Outras vezes, após longas viagens, deixamos o carro parado na garagem. Em casos como estes, ligue o carro uma vez por semana e deixe seu motor funcionando por 5 minutos. A duração da bateria depende deste procedimento.
Tenha sempre um auxiliar de partida no carro
Às vezes, mesmo com todos cuidados possíveis, a bateria acaba. Faz parte. Mas se você tiver um auxiliar de partida no seu carro, fica mais fácil de fazer seu carro funcionar novamente. O auxiliar de partida é um aparelho responsável pela recarga da bateria que dispensa a famosa “chupeta”, até porque nem sempre podemos contar com a boa vontade alheia (ou com uma bateria extra disponível). Através de um cabo específico para o procedimento, você liga os polos da bateria“arriada” e pronto, seu carro está de volta na pista.